terça-feira, 10 de novembro de 2009

Fotografando e aprendendo

“É tirando que se aprende”. Essa foi a frase dita pelo repórter fotográfico, Alexandre Souza, 38 anos que deu uma entrevista coletiva para a turma do 3° ano de jornalismo, no Centro Universitário Toledo, terça feira, 10 de Novembro.
Alexandre trabalha há cerca de 20 anos na área jornalística. Ingressou aos 16 anos como entregador, no jornal Comarca, mas essa fase durou apenas 1 ano, pois ao mostrar todo o seu interesse no campo, acabou sendo transferido para dentro do jornal, onde começou aprendendo a revelar fotos.
Em 1988, seguido por conselhos dos colegas, começou a fazer serviços como free lance. Um ano após, resolveu aprofundar todo o conhecimento adquirido com o trabalho, fazendo um curso de fotografia.
Atualmente, trabalha no jornal Folha da Região e faz todo o serviço de fotografias. Souza comenta que adora fotografar, e que faz isso a toda hora da rotina de seu dia, diz que tirar foto se aprende com o passar do tempo, e que o melhor é aprender a mexer na maquina no manual e nunca no automático, pois a câmera pode muitas vezes pode te enganar. Em um acidente grave, o correto é fotografar em torno de 80 a 120 fotos, e então fazer a seleção do que publicar. O fotografo lembra alguns dos acidentes que mais o marcaram, e conta que em alguns, ele quase não conseguiu dormir, de tão chocante os acidentes. Porem, todos foram emocionantes e valerão a pena.
Fotografar é mostrar em imagens, tudo o que muitas vezes, as palavras não conseguem expressar, é interagir com o acontecimento, envolver e ser envolvido!

Um comentário:

  1. Meu seu blog é espetacular, show, not°10 desejo muito sucesso em sua caminhada e objetivo no seu Hiper blog e que DEUS ilumine seus caminhos e da sua família
    Um grande abraço e tudo de bom
    Ass:Rodrigo

    ResponderExcluir